Parcerias

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Porto nas "meias"

"A equipa de Jesualdo Ferreira esteve uns furos abaixo do que produziu ofensivamente frente ao Lyon, empatando sem golos diante do Besiktas, evidenciando no entanto a mesma solidez defensiva somando o quarto jogo consecutivo sem sofrer golos. O domínio do jogo pertenceu mais à equipa turca, mas as oportunidades de golo foram divididas já que a aposta no contra-ataque por parte do FC Porto resultou em muitas situações de perigo para a baliza adversária. O Aston Villa é o adversário que se segue.

Para a partida frente ao campeão turco, Jesualdo Ferreira fez alinhar de início alguns jogadores com menos utilização durante esta pré-temporada, e fez inclusive alterações na estrutura da equipa. Beto surgiu na baliza, o lado direito da defesa foi entregue a Miguel Lopes, enquanto o meio campo foi composto por 4 elementos, com Fernando mais recuado, Meireles à esquerda, Guarín à direita e Belluschi no miolo. No ataque Hulk manteve-se como titular, tendo a companhia do argentino Farías.

O Besiktas assumiu as despesas do jogo, com o FC Porto mais na expectativa, já que o empate servia os intentos de qualificação portuguesa. Os campeões nacionais procuravam chegar à baliza de Rustu através de contra-ataques solicitando a velocidade de Hulk, que chegou mesmo a introduzir a bola na baliza adversária mas estava em posição irregular. Apesar do maior pendor ofensivo turco, foram raros os lances de real perigo para Beto que viu ainda a bola bater no poste esquerdo da sua baliza por uma vez, com os comandados de Jesualdo Ferreira a demonstrarem mais uma vez que a solidez defensiva da temporada passada não foi perdida.

O nulo ao intervalo aceitava-se face ao maior domínio do Besiktas, que no entanto mão valeu oportunidades claras de golo, tendo os dragões beneficiado das melhores oportunidades, com transições rápidas para o ataque.

A segunda parte começou com a mesma toada da primeira, com Álvaro Pereira e Raul Meireles a beneficiarem de boas situações para inaugurarem o marcador no início da etapa complementar. Aos poucos o FC Porto começou a equilibrar a contenda, com Farías aos 60 minutos a não ser capaz de desfeitear o guarda-redes contrário depois de um bom trabalho individual dentro da área. Jesualdo Ferreira apenas fez alterações ao onze inicial pouco depois dos 60 minutos, fazendo entrar Falcao e Varela para os lugares de Raul Meireles e Farías, fazendo regressar a equipa ao habitual 4x3x3.

Entretanto, Hulk voltou a fazer chegar o perigo à baliza turca e sofreu penalti claro lance não sancionado pela equipa de arbitragem e que valeu muitos protestos dos portistas. À medida que a partida caminhava para o fim o Besiktas subiu de rendimento e empurrou o FC Porto para mais perto da sua zona defensiva, com os dragões a não conseguirem sair para o ataque com a mesma facilidade. Num terreno em muito mau estado, o nulo manteve-se até ao intervalo com a qualidade da partida a decair até ao apito final do árbitro.

Com este resultado o FC Porto está nas meias finais da Peace Cup, onde disputará um lugar na final da prova diante do Aston Villa e garantiu 500 mil euros de encaixe financeiro." in Zerozero

Sem comentários: