Parcerias

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Porto perde pela primeira vez

Porto perdeu esta noite, pela primeira vez nesta nova época, com os ingleses do Aston Villa por duas bolas a uma. Com esta derrota, os portistas despedem-se da competição, caíndo nas meias-finais.

Os campeões nacionais jogaram de inicio com Nuno na baliza, Bruno Alves e Maicon no centro da defesa, nas laterais com Fucile e Álvaro Pereira, no meio campo com Fernando, Raúl Meireles e Guarín, e com Falcão e Varela como os homens mais adiantados.

Antes do jogo começar, houve tempo para um minuto de silêncio em memória do falecido Sir Bobby Robson, momento que foi cumprido com muito solenidade e no final muitos aplausos provenientes da claque portista.Os azuis e brancos abordaram este jogo de maneira diferente do jogo com o Besiktas, começando com um ritmo aceitável, e criando perigo logo aos 10 minutos por Falcao num remate cruzado, por pouco não chegava lá Varela. O jogo foi-se equilibrando e 4 minutos depois Heskey, a meias com Maicon, desfere um golpe fatal já dentro da pequena área, golo que trazia alguma injustiça ao marcador. Apesar da reacção do FC Porto, o Aston Villa defendeu de forma segura e apesar do maior pendor ofensivo português foram poucas as situações de golo junto da baliza inglesa.

Aos 37 minutos, e na sequência de um canto, Bruno Alves afasta mal a bola e oferece-a a Sidwell que facilmente a coloca dentro da baliza do desanparado Nuno. Até ao intervalo não houve mais nenhuma situação de perigo, mas o resultado claramente não reflectia a qualidade do jogo de ambas as equipas.

Para o segundo tempo Jesualdo tratou de fazer entrar Hulk, Belluschi e Tomás Costa, certamente à procura de um golo que virasse a história do encontro. O Porto tentava assim chegar à área inglesa mas sem sucesso, muito por culpa da "muralha" que o Aston Villa tinha à frente da baliza. Com contra-ataques rápidos ia assustando o Porto, que falhava muitos passes e percebiasse uma falta de ritmo no meio campo. Aos 68 minutos, a primeira boa notícia para os dragões, Heskey envolve-se com Maicon e agride-o, o que lhe causa a expulsão.

Com um jogador a mais o Porto pressionou, mas sem sucesso, esbarrando sempre com a defesa inglesa. Já no primeiro dos quatro minutos de compensação, Hulk cai na área e o árbitro grego assinala prontamente o pénalti, que o possante avançado portista não falha, mas que provou ser desnecessário para o desfecho da eliminatória.

O Porto perde assim o seu primeiro jogo, e "perde" também 1 milhão de euros, quantia que seria oferecida a quem chegasse à final da Peace Cup.

Aston Villa FC – FC Porto

                               rosaleda

Aproxima-se a hora em que o Porto medirá forças com os ingleses.

 

Até à hora de início da partida não se sabe qual vai ser o onze portista, força do desgaste e da gestão de esforço que Jesualdo tem implementado, mas certamente veremos o regresso do uruguaio Cristian Rodriguez, que consegiu recuperar duma lesão.

 

Quem ainda está em fase de recuperação é o avançado Orlando Sá, que tem feito apenas ginásio sendo ainda incerto a sua estreia com a camisola do clube nortenho.

 

Quem também se pode estrear é Pedriger; Jesualdo pode dar minutos ao trinco argentino, que ainda não se estreiou nem sequer foi convocado.

 

O jogo começará às 19.30 (hora portuguesa), com transmissão na Sportv2. Para quem quiser assistir ao jogo na internet, pode aceder ao nosso site: Jogos Online ou ao site do Tvtuga

Morreu Sir Bobby Robson


"Bobby Robson, antigo treinador de Sporting e FC Porto, faleceu esta manhã, na sua casa em Inglaterra aos 76 anos. O carismático treinador que encantou todos com a sua simpatia, lutava contra o quinto cancro na sua vida (um dos quais quando estava ao serviço do FC Porto). Recorde-se que Sir Bobby Robson surgiu muito recentemente visivelmente debilitado nos ecrãs de Televisão, assistindo ao vivo a um jogo disputado entre as selecções de ex-jogadores de Inglaterra e Alemanha no Estádio do Newcastle.

Na sua passagem por Portugal, o técnico foi 2 vezes campeão nacional ao serviço do FC Porto, tendo ainda atingido uma meia final da Liga dos Campeões ao leme da nau azul e branca.

Aquando de um grave problema de saúde (um dos 5 cancros contra o qual sempre lutou, tendo inclusivamente criado uma fundação) foi substituído temporariamente por Augusto Inácio como técnico do FC Porto.

Importante realçar também que foi com Bobby Robson que José Mourinho chegou aos principais clubes nacionais, assumindo o cargo de treinador adjunto e de auxílio à tradução no Sporting e posteriormente no FC Porto, antes de ambos se «transferirem» para o Barcelona." in Zerozero

Empresário de Kalinic não desmente Porto.



Robert Cibej, empresário do jovem croata Kalinic, falou pela primeira vez sobre o interesse dos dragões : "Não quero fazer comentários. Não falo dos clubes interessados nem dos países onde há equipas que o querem"

Por estas palavras se conclui que os portugueses não são, talvez, os únicos atrás desta promessa croata

De realçar que ontem o jornal Record afirmava que este jovem já tinha sido referenciado pelo Benfica. Estaria o jornal a atirar achas para a fogueira?

De qualquer maneira, o jornal O JOGO veio desmentir a notícia do interesse portista, e com menos de um mês para o fecho do mercado, parece provável que o plantel do Porto esteja fechado.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Kalinic, próximo reforço?

Jovem promessa croata pode ser,nas próximas horas, oficializado como novo (e talvez último) reforço dos azuis e brancos.



Segundo a imprensa inglesa, Kalinic, que estava em Inglaterra para negociar a transferência para o Portsmouth vindo do Hajduk, terá desistido do negócio e terá já embarcado para Portugal para finalizar o negócio com o Porto.

Se o negócio se concretizar Kalinic reforçará o ataque portista, visto que Farias pode regressar à Argentina.



Kalinic tem apenas 21 anos mas já joga na selecção croata, sendo uma das grandes promessas desse país, e poderá, caso a Croácia se qualifique, jogar no campeonato do mundo.

Fica aqui um vídeo dele:

Aston Villa - FC Porto




O Porto jogará em Málaga a passagem à final da Peace Cup, uma eliminatóra que será disputada contra os ingleses do Aston Villa.

Ainda não veio ninguém do corpo técnico dos azuis e brancos comentar o próximo jogo mas todos esperam um grande espectáculo e sobretudo um bom futebol, por parte dos reforços.

Para já o Porto tem a melhor defesa e o melhor marcador da prova, Hulk, que contra os franceses do Lyon foi considerado o melhor em campo.



O Aston Villa conta no seu plantel com um jogador que já esteve perto de assinar pelos dragões, o norueguês John Carew, que cumpre a sua 4ª temporada no clube de Birmingham.

Bruno Alves, eleito melhor jogador




Sucedendo a Hulk como melhor homem do jogo, o defesa portista foi eleito, logo após o término do encontro, como o melhor jogador do encontro, recebendo uma medalha de ouro pelas mãos de um dos organizadores do torneio; um jogo onde os avançados não estiveram ao seu melhor nível a estrela da noite foi sem dúvida Bruno Alves, que impediu sempre o ataque turco.

Terminada a primeira fase, o Porto recebe 500 mil euros pela passagem às meias-finais e vai disputar um lugar na final com os ingleses do Aston Villa - encontro que acontecerá na próxima sexta-feira, às 19.30 em Málaga.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Porto nas "meias"

"A equipa de Jesualdo Ferreira esteve uns furos abaixo do que produziu ofensivamente frente ao Lyon, empatando sem golos diante do Besiktas, evidenciando no entanto a mesma solidez defensiva somando o quarto jogo consecutivo sem sofrer golos. O domínio do jogo pertenceu mais à equipa turca, mas as oportunidades de golo foram divididas já que a aposta no contra-ataque por parte do FC Porto resultou em muitas situações de perigo para a baliza adversária. O Aston Villa é o adversário que se segue.

Para a partida frente ao campeão turco, Jesualdo Ferreira fez alinhar de início alguns jogadores com menos utilização durante esta pré-temporada, e fez inclusive alterações na estrutura da equipa. Beto surgiu na baliza, o lado direito da defesa foi entregue a Miguel Lopes, enquanto o meio campo foi composto por 4 elementos, com Fernando mais recuado, Meireles à esquerda, Guarín à direita e Belluschi no miolo. No ataque Hulk manteve-se como titular, tendo a companhia do argentino Farías.

O Besiktas assumiu as despesas do jogo, com o FC Porto mais na expectativa, já que o empate servia os intentos de qualificação portuguesa. Os campeões nacionais procuravam chegar à baliza de Rustu através de contra-ataques solicitando a velocidade de Hulk, que chegou mesmo a introduzir a bola na baliza adversária mas estava em posição irregular. Apesar do maior pendor ofensivo turco, foram raros os lances de real perigo para Beto que viu ainda a bola bater no poste esquerdo da sua baliza por uma vez, com os comandados de Jesualdo Ferreira a demonstrarem mais uma vez que a solidez defensiva da temporada passada não foi perdida.

O nulo ao intervalo aceitava-se face ao maior domínio do Besiktas, que no entanto mão valeu oportunidades claras de golo, tendo os dragões beneficiado das melhores oportunidades, com transições rápidas para o ataque.

A segunda parte começou com a mesma toada da primeira, com Álvaro Pereira e Raul Meireles a beneficiarem de boas situações para inaugurarem o marcador no início da etapa complementar. Aos poucos o FC Porto começou a equilibrar a contenda, com Farías aos 60 minutos a não ser capaz de desfeitear o guarda-redes contrário depois de um bom trabalho individual dentro da área. Jesualdo Ferreira apenas fez alterações ao onze inicial pouco depois dos 60 minutos, fazendo entrar Falcao e Varela para os lugares de Raul Meireles e Farías, fazendo regressar a equipa ao habitual 4x3x3.

Entretanto, Hulk voltou a fazer chegar o perigo à baliza turca e sofreu penalti claro lance não sancionado pela equipa de arbitragem e que valeu muitos protestos dos portistas. À medida que a partida caminhava para o fim o Besiktas subiu de rendimento e empurrou o FC Porto para mais perto da sua zona defensiva, com os dragões a não conseguirem sair para o ataque com a mesma facilidade. Num terreno em muito mau estado, o nulo manteve-se até ao intervalo com a qualidade da partida a decair até ao apito final do árbitro.

Com este resultado o FC Porto está nas meias finais da Peace Cup, onde disputará um lugar na final da prova diante do Aston Villa e garantiu 500 mil euros de encaixe financeiro." in Zerozero

Besiktas - FCPorto






Joga-se hoje à noite, em Sevilha no estádio Sanchez Pizjuan, o último jogo da fase de grupos da Peace Cup, onde ao Porto basta-lhe um empate para seguir em frente.
Os azuis-e-brancos, única e primeira equipa portuguesa a participar nesta "Liga dos Campiões" de pré-época, deverão alinhar com uma equipa diferente daquela que ganhou segunda-feira ao Lyon; segundo Jesualdo Ferreira, as escolhas do onze inicial deverão recair em jogadores que ainda não tiveram muitos minutos para mostrar o que valem. O Orgulho do Norte aposta, então, que o Porto alinhará com:

Beto, Maicon, Nuno André Coelho, Sapunaru, Álvaro Pereira, Belluschi, Valeri, Prediger(?), Cristian Rodriguez (?), Falcao e Hulk.

O jogo será logo, às 21.30 (hora nacional - 22.30 em Espanha)

Keirrisson assina pelo Benfica

Avançado brasileiro de 20 anos, que chegou a ser dado como reforço dos azuis e brancos através do negócio de transferência de Bruno Alves para o Barcelona, assinou ontem pelo Benfica um contrato de empréstimo até 2011.



Com este negócio parece ser, para já, certa a permanência do defesa português no Porto, pois Keirrisson seria a moeda de troca que o Porto exigia para a transferência de Bruno Alves.

Keirrisson faz assim a 3ª polémica em transferências deste defeso, todas envolvendo o Porto e o Benfica, a par de Álvaro Pereira e Falcao, ambos ditos como certos no Benfica e assinaram depois pelos tetra-campeões nacionais.

Porto ganha ao Lyon (2-0)

Porto venceu hoje a equipa francesa do Lyon por 2 bolas a zero, golos ambos marcados por Hulk, num jogo onde o Porto mostrou já estar entrosado, e com estratégias definidas,enquanto o Lyon está a anos-luz daquilo que era quando ganhava 7 campeonatos seguidos, demonstrando que Benzema e Juninho fazem muita falta.

O Porto começou praticamente a ganhar, com um potente remate de Hulk logo aos 10 minutos de jogo, isto embora o Lyon tenha entrado com um ritmo bastante elevado e podia ter marcado de um canto directo,marcado por Piquionne;esse foi o ponto alto do Lyon na primeira parte, pois o Porto após o golo limitou-se a defender e a gerir esforço.



"Hulk após ter marcado o primeiro para os dragões"

Para o segundo tempo o esquema táctico dos tetra-campeões foi o mesmo, o que manteve a mesma tendência da 1ª parte: Porto rápido nas transicções defesa-ataque e um Lyon cada vez mais apático. Apesar disso foi a equipa francesa a primeira a criar perigo, um remate em desiquilibrio do brasileiro Cris após um descuido de Helto assustou os azuis e brancos.

Com a entrada de Falcao e Guarin o Porto aumentou a velocidade e foi com naturalidade que aos 75 minutos, após um passe bem feito de Falcao, isolou Hulk na cara de Vercoutre e o brasileiro não perdoou, fazendo assim o resultado final, golo que foi muito festejado pelos cerca de 100 portistas que se situavam mesmo por trás da bancada do guarda-redes francês.

Até ao fim o Porto geriu esforço e velocidade e teve nos pés de Raúl Meireles a última grande opurtunidade do jogo, um remate forte já dentro da grande área só foi desviada, quase em "ex-tremis" pelo defesa francês, já que Vercoutre estava batido.

De destacar que Cissoko fez uma boa partida mas foi quase sempre tapado, ora por Varela na primeira parte, ora por Fucile na segunda; Lisandro não saiú do banco, fruto da lesão que trás desde as férias.

FCPorto com esta vitória fica em primeiro no grupo D e precisa apenas de um empate frente aos turcos do Besiktas para seguir em frente na Peace Cup.

"Olympique de Lyon: Remy Vercoutre, Anthony Reveillere, Cris, John Mensah, Aly Cissokho, Michel Bastos (Clement Grenier, 86'), Miralem Pjanic (Yanis Tafer, 74'), Jean Makoun, Jeremy Toulalan (Kim Kallstrom, 56'), Frederic Piquionne (Ederson, 46') e Anthony Mounier (Sidney Gouvou, 56').

Suplentes: Joan Hartock, François Clerc, Fábio Grosso, Maxime Gonalons, Mathieu Bodmer, Kim Kallstrom, Ederson, Clement Grenier, Sidney Gouvou e Yanis Tafer.

FC Porto: Helton, Fucille (Nuno André, 89'), Rolando, Bruno Alves, Álvaro Pereira, Fernando, Raul Meireles, Mariano Gonzalez (Diego Valeri, 86'), Belluschi (Guarin, 64'), Hulk (Farias, 86') e Silvestre Varela (Falcão, 60').

Suplentes: Beto, Nuno, Benitez, Maicon, Nuno André, Guarin, Diego Valeri, Tomás Costa, Miguel Lopes, Radamel Falcão e Ernesto Farias." In TSF Online